São equipamentos de transporte utilizado para mover pessoas ou cargas verticalmente. São considerados o meio de transporte mais seguro que existe. Na atualidade, com as grandes edificações e indústrias, o elevador já deixou de ser sinônimo de luxo e de gastos, sendo amplamente empregado nas construções.
Os equipamentos disponíveis não são todos iguais, os elevadores podem diferir-se quanto ao seu funcionamento, por exemplo:
Elevador Elétrico:
É um equipamento que através de máquinas e motores é tracionado para subir ou descer. Constitui um elevador elétrico basicamente, a cabina com os comandos internos, quadro de comando, casa de máquinas, guias, cabos de tração e contrapeso. Na casa de máquinas encontra-se máquina de tração (num acoplamento de motor elétrico mais redutor mecânico). O quadro de comando gerencia todo o sistema do elevador, processando informações e controlando a resposta de todos os comandos, estratégia de tráfego, velocidade e precisão nas paradas.
Elevador Hidráulico:
Funcionam por meio do fluxo e da pressão de um fluido. Movido por um pistão hidráulico, dispensa o contrapeso. A cabina do elevador é levantada por meio de um motor elétrico que bombeia óleo para os cilindros para mover o pistão. Elevadores hidráulicos também incorporam válvulas elétricas para controlar a liberação de óleo para um passeio suave. Assim como no elevador elétrico o elevador hidráulico possui um quadro de comando gerencia todo o sistema do elevador, processando informações e controlando a resposta de todos os comandos, estratégia de tráfego, velocidade e precisão nas paradas.